“A prefeita de Vila Nova dos Martírios, Karla Batista Cabral foi eleita à nova primeira vice-presidente.”



São Luís - Os 21 vinte e um prefeitos e prefeitas que compõem o COMEFC - Consórcio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás, realizaram na manhã desta sexta-feira, 24/04, a eleição para o 2º biênio de mandato da mesa diretora (2015/2017) que elegeu de forma unânime seu novo presidente e Membros da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal Titulares e Conselho Fiscal de Suplentes.

O COMEFC, É o consórcio dos municípios sob influência da Estrada de Ferro Carajás no Maranhão, que tem como objetivo central estabelecer a relação direta entre os gestores públicos municipais e a MINERADORA VALE.


Em uma votação que aconteceu na Sala Miro do Hotel Number One, na Avenida dos Holandeses, Praia Ponta D´Areia na capital Maranhense São Luís. Atendendo ao que diz o dispositivo e normas do Estatuto do COMEFEC, na lei nº 11.107/2005 e decreto nº 6017/2007.

Em um processo eleitoral ocorrido em assembleia geral de forma natural e harmônica, escolheram democraticamente o novo presidente do COMEFEC – o Prefeito da cidade de Monção:

João de Fátima Pereira o conhecido QUEIROZ.

CHAPA ÚNICA -: “O COMEFEC É DE TODOS NÓS”

MUNICÍPIOS DOS MEMBROS ELEITOS DA NOVA DIRETÓRIA -:

MONÇÃO
VILA NOVA DOS MARTÍRIOS
SANTA RITA
ANAJATUBA
MIRANDA DO NORTE
ARARI
CIDELÂNDIA

NOVA DIRETORIA EXECUTIVA -:

· PRESIDENTE – JOÃO DE FÁTIMA PEREIRA
· PRIMEIRA VICE-PRESIDENTE – KARLA BATISTA CABRAL
· SEGUNDA VICE-PRESIDENTE – ANTÔNIO CÂNDIDO RIBEIRO
· PRIMEIRO SECRETÁRIO – HÉLDER LOPES ARAGÃO
· SEGUNDO SECRETÁRIO – JOSÉ LOURENÇO BONFIM JÚNIOR
· PRIMEIRO TESOUREIRO - DJALMA DE MELO MACHADO
· SEGUNDO TESOUREIRO – IVAN ANTUNES CALDEIRA

CONSELHO FISCAL DE TITULARES -:

· JOSÉ DE RIBAMAR COSTA ALVES
· DÓRIS DE FÁTIMA RIBEIRO PEARCE
· LUZIVETE BOTELHO DA SILVA

CONSELHO FISCAL DE SUPLENTES -:

· RAIMUNDO MENDES DAMASCENO
· LIDIANE LEITE DA SILVA
· ALEXSANDRO TENÓRIO ROLIM

O Novo presidente, João de Fátima Pereira, agradeceu a confiança de todos e prometeu lutar pelos interesses de todos os municípios integrantes do COMEFEC.
“Vamos buscar até a última instância a recuperação de nossos direitos dilapidados pela VALE, se somarmos esforços, não haverá divergência e SIM vitórias.” Disse João Pereira.

A ex-presidente em exercício do COMEFEC prefeita de Bom Jesus das Selvas, Cristiane Damião também agradeceu e parabenizou todos os seus colegas prefeitos (a) por colaborarem no bom desempenho da eleição do COMEFEC. É desejou boa sorte para nova diretoria.

Para a Nova Primeira vice-presidente, Prefeita Karla Batista Cabral, agradeceu os votos de confiança depositados na chapa única, relatando que será uma GRANDE honra e responsabilidade de trabalho, uma vez que estará mais envolvida na luta conjunta com a nova diretoria do COMEFEC, buscando sempre contribuir para o fortalecimento dos municípios consorciados.

PRINCIPAIS METAS DO COMEFC

1) Elevar o número mínimo do IDH-M dos municípios consorciados para um patamar superior a 0,680 (o IDH médio do MA em 2000 foi de 0.636);

2) Estabelecer um nível mínimo de excelência na arrecadação de tributos municipais, com a unificação de procedimentos e gestão focada em resultados;

3) Elaborar em conjunto com os gestores públicos e parceiros o Plano Diretor de cada município e indicar fontes para a realização de ações estruturantes nos aspectos social, econômico e ambiental;

4) Atuar em conjunto com os gestores públicos na criação dos Fundos de Desenvolvimento Municipal, com foco nos aspectos: educação, renda e saúde. Neste caso, a VALE terá papel de empresa patrocinadora destes fundos, na concepção de Geração de Valor aos Municípios – GVM, visto que só em 2010 a VALE distribuiu cerca de R$ 5 bilhões de Geração de Valor ao Acionista – GVA e nada pagou aos municípios.

MUNICÍPIOS PARTICIPANTES:

Alto Alegre do Pindaré, Anajatuba, Arari, Bacabeira, Bom Jardim, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Cidelândia, Igarapé do Meio, Itapecuru Mirim, Itinga do Maranhão, Miranda do Norte, Monção, Pindaré-Mirim, Santa Inês, Santa Rita, São Francisco do Brejão, São Pedro da Água Branca, São Luís, Tufilândia, Vila Nova dos Martírios e Vitória do Mearim.

by 01:16 0 comentários