Entre os principais assuntos tratados pelos membros da CIR – Comissão Intergestores Regional realizada na manhã dessa quarta-feira (22), em Itinga do Maranhão está a construção de um Hospital Municipal de Referência Regional no município. 

A Comissão, que tem sede em Açailândia, é formada por gestores da saúde dos municípios que compõem essa regional e se reúne mensalmente para tratar sobre assuntos relacionado à ao sistema público de saúde dos municípios de Açailândia, Itinga do Maranhão, Bom jesus das Selvas, Buriticupu, São Francisco do Brejão, Cidelândia, Vila Nova dos Martírios e São Pedro da Água Branca. As reuniões, que antes aconteciam apenas na sede, agora são realizadas cada mês em um municípios dessa regional e esse mês foi a vez de Itinga do Maranhão sediar o evento.

A prefeita Vete Botelho e a Secretária Municipal de Saúde, Marluce Lins, como anfitriãs do evento receberam a todos com muita satisfação e participaram ativamente dos debates em pauta com o objetivo de contribuir na busca de soluções para os problemas discutidos durante a reunião.
Presentes no evento, além das anfitriãs, o vice-prefeito Bosco, que também fez questão de recepcionar os convidados, o prefeito José Osvaldo Farias (Zé Dóia), de São Francisco do Brejão; o Gestor da Unidade Regional de Saúde, José Neto; o Coordenador da CIR, Elias Rocha de Sousa e demais secretários de saúde e representantes de todos os municípios dessa regional. 

De acordo com o Gestor da URS, José Neto, a descentralização das reuniões contribuiu de larga forma para o conhecimento dos problemas que envolvem a saúde nos municípios da regional e, consequentemente, na busca mais atuante de soluções para a saúde pública dessa região. “Essa interação com os municípios nos proporciona levar ao governo do estado, não os problemas, mas os projetos já elaborados, agilizando dessa forma a solução para cada caso – diz Neto. Ele lembrou ainda, que a CIR não visa a questão partidária, mas sim a necessidade de cada município na área da saúde.

Hospital de Referência Regional

Na pauta estava o convite que farão ao Secretário de Estado da Saúde para uma visita à região; a comunicação dos municípios sobre as solicitações de insumos (medicações, vacinas), que a partir de agora só serão atendidas se feitas através do sistema; os Decretos da Conferências Municipais de Saúde; casos de Leishmaniose no município de São Francisco do Brejão e a construção do Hospital Municipal de Itinga, que de acordo com o compromisso assumido pela Fundação Vale, através do Comefc e com o governo do estado, deverá ser de Referência Regional, tanto que ao final da reunião foi elaborada pela CIR a Resolução de Nº 004/2015, onde a Comissão Intergestores Regional aprova a construção de um Hospital Municipal de Referência com 50 leitos para o município de Itinga do Maranhão, que deverá atender aos municípios da Regional de Açailândia dentro da especialidade ainda a ser especificada.

A prefeita Vete, que vem lutando a muito tempo pela construção desse hospital, que há tem a verba alocada junto a Fundação Vale, através do Comefc, informou que a contrapartida do governo do estado diz respeito aos equipamentos necessários para o hospital e acredita no compromisso assumido pelo govenador Flávio Dino no que diz respeito aos projetos direcionados à saúde no estado. Segundo a prefeita, hospital, que já tem área definida em local privilegiado no Loteamento Paraíso, deverá ter sua construção iniciada a partir do mês de setembro do ano em curso.

(Veja as fotos abaixo)



by 21:58 0 comentários