A Semana Mundial de Aleitamento Materno faz parte de uma história mundial focada na Sobrevivência, Proteção e Desenvolvimento da Criança. Em Itinga não foi diferente do resto do mundo. Várias atividades foram desenvolvidas durante essa semana como palestras realizadas por médicas, nutricionistas e enfermeiras, direcionadas a gestantes e nutrizes. 

Na manhã de terça-feira (04) a Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Assistência Social ofereceu às gestantes e nutrizes um café da manhã em comemoração a abertura da Semana do Aleitamento Materno. Logos após elas participaram de palestras proferidas por médicas, enfermeiras e nutricionistas sobre a importância da amamentação.
A Semana Mundial é considerada como veículo para promoção da amamentação. Ocorre em 120 Países e, oficialmente, é celebrada de 1 a 7 de agosto. A WABA define, a cada ano, o tema a ser trabalhado na Semana, lançando materiais que são traduzidos em 14 idiomas. Entretanto, a data e o tema podem ser adaptados em cada País a fim de que seja obtido mais e melhores resultados do evento.
Desde sua criação em 1948 que a Organização Mundial de Saúde – OMS tem entre suas ações aquelas voltadas a saúde da criança, devido a grande preocupação com a mortalidade infantil. Em 1990, de um encontro organizado pela OMS e UNICEF resultou um documento adotado por organizações governamentais e não governamentais, assim como, por defensores da amamentação de vários países, entre eles o Brasil.

No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1999. Sendo responsável pela adaptação do tema para o nosso País e elaboração e distribuição de cartaz e folder. Tem o apoio de Organismos Internacionais, Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, Hospitais Amigos da Criança, Sociedades de Classe e ONGs.



by 22:33 0 comentários