O governador Flávio Dino participou na tarde desta quinta-feira (08) do lançamento da I Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec) na região Tocantina, ao lado do secretário de Agricultura Familiar do Estado, Adelmo Soares.

As Agritec’s, em 2015, são realizadas em quatro municípios representando os territórios maranhenses, são eles: São Bento, Açailândia, Caxias e Bacabal.

“Cuidar da agricultura familiar e do extrativismo é o caminho fundamental para incluir as pessoas no progresso, na economia e no desenvolvimento”, disse Flávio Dino.

As feiras tecnológicas têm o objetivo de reunir pequenos agricultores e criar um espaço de troca de informações e experiências.
“A agricultura familiar está sendo vista como grande propulsora do desenvolvimento do Maranhão. Estamos felizes com mais esta feira e nos próximos meses teremos em Caxias e Bacabal”, disse o secretário de agricultura familiar, Adelmo Soares.
Em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Maranhão (Fetaema), o evento acontece em Açailândia entre os dias 08 e 10 de outubro.

Programação

A Agritec conta com extensa programação de cursos, palestras, vitrines e atrações culturais, com o objetivo claro de levar conhecimento e novas tecnologias ao produtor familiar maranhense.

Desde o início das atividades, ainda na manhã de hoje, as salas de transferência de conhecimento contaram palestras como a mesa-redonda “Tecnologia e inovação na agricultura familiar”, composta por integrantes do Sistema SAF, da Embrapa, do Sebrae, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Maranhão (Fetaema) e o curso de “Criação Racional de Abelha”, oferecido pela Agerp. A tarde a Companhia Nacional de Abastecimento – Conab ministrou a oficia sobre “Elaboração do PAA, venda de balcão e PGPM-Bio”, enquanto a Agerp ofereceu “Criação de peixes em tanques escavados e sanidade”.
“Queremos que a Agritec continue sendo feita no Maranhão, não tem estado forte sem a Agricultura Familiar”, disse Chico Miguel presidente da Fetaema. Para o prefeito de Açailândia, Juscelino Oliveira, a feira demonstra que o governo tem estado junto com os movimentos sociais.
O governador também sancionou a lei que concederá carteiras de habilitação gratuitas a produtores rurais de baixa renda no estado, o CNH Rural. O número de vagas anuais a serem oferecidas será fixado através de Decreto do Poder Executivo e estarão distribuídas nos quatorze territórios que compõem o Programa de Desenvolvimento Sustentável dos Territórios Rurais do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Em Açailândia também estavam presentes o presidente da Assembleia Legislativa, Humberto Coutinho, os secretários Adelmo Soares (Agricultura Familiar), Simplício Araújo (Indústria e Comércio), Clayton Noleto (Infraestrutura), Julião Amin (Trabalho e Economia Solidária), Márcio Jerry (Assuntos Políticos e Federativos), representantes do Sistema Agricultura (SAF, Agerp e Iterma), deputados estaduais, lideranças políticas e representantes de movimentos sociais.

Governo do Maranhão
Secretaria de Agricultura Familiar
Fonte: SAF        Texto: SECOM / ASCOM SAF




by 07:32 0 comentários