A campanha coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, vem acontecendo em todos os Postos de Saúde do município com o objetivo de esclarecer as pessoas sobre a importância da saúde bucal.

O programa de palestras teve início na UBS Dinair Gomes Nascimento e foi aberto pela odontóloga Amanda Tomich, que falou aos presentes sobre a importância e necessidade de manter dentes saudáveis. 

A campanha teve continuidade na UBS São Francisco com palestra proferida pelo odonto Fernando Miranda e deverá acontecer em todos os Postos de saúde do município, inclusive na zona rural.
É comprovado que todos os sistemas e órgãos do corpo podem ser afetados apenas pela área oral. Por isso, a manutenção da saúde bucal é essencial para a saúde geral de um organismo. De acordo com os palestrantes, as cáries são um exemplo simples de como a saúde bucal pode afetar o restante do corpo. Uma cárie não tratada pode causar perda de dentes, dificuldade na mastigação, fala e comprometimento estético. Além disso, uma pessoa que não mastiga corretamente não digere e absorve os nutrientes da maneira como deveria. Também podem acontecer problemas graves, como bactérias atingirem a corrente sanguínea, causando sérias infecções.
Existem medidas muito simples que todas as pessoas devem tomar para diminuir significativamente o risco de desenvolver doenças bucais. E são exatamente aquelas que todo mundo conhece: escovar bem os dentes e usar fio dental diariamente; ingerir alimentos balanceados; evitar comer muito entre as refeições principais e não esquecer da higienização bucal nesses casos; trocar a escova de dentes regularmente e não compartilhá-la com outras pessoas; e fazer visitas regulares ao dentista, preferencialmente a cada seis meses, caso não haja nenhum problema aparente, de modo a prevenir problemas odontológicos e identificá-los em fase inicial.

O município de Itinga conta com consultórios odontológicos nos postos da sede, Cajuapara e Paulistão, que são assistidos por seis odontólogos que trabalham diariamente a serviço da população.








by 06:24 0 comentários