Eleitas em outubro 2015, elas terão mandato de 04 quatro anos e a partir de agora começa pra valer o início dos trabalhos do 8º oitavo Conselho Tutelar de Açailândia - MA /CONTUA.

Os dez 10 conselheiros (as) tutelares eleitas (os) em Açailândia em outubro/2015 tomaram posse na manhã deste domingo, dia 10/01/2016. As escolhidas (os) na eleição, realizada pela primeira vez de forma simultânea em todo o país, foram diplomadas (os) para um mandato que vai de 10 de Janeiro de 2016 a 10 de Janeiro de 2020.

A cerimônia de posse e diplomação ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação, localizada no centro de Açailândia. As 05 cinco titulares e os cinco 05 suplentes receberam os diplomas das mãos das autoridades e convidados. 

A função de conselheiro (a) tutelar é bastante exigente, as novas Conselheiras (os) Tutelares passaram por um processo seletivo e de capacitação para estarem aptas (os) a cumprirem o papel para o qual foram eleitas (os). Este é o 8º Conselho Tutelar da história de Açailândia, A eleição de cinco mulheres, além de inédito no município, representa uma grande vitória não se escolheu nenhum homem como titular, sendo que dois homens que conseguiram a 2ª e 3ª suplência. Dos (as) conselheiros (as) candidatos (as) à reeleição, apenas EDNA MARIA foi escolhida (ela cumprirá seu quarto mandato), ficando CARLOS AUGUSTO e ISMAEL na suplência.

FORAM EMPOSSADAS AS CONSELHEIRAS TUTELARES TITULARES:
- EDNA MARIA ALVES DOS SANTOS.
- LUSIANE ARAÚJO DA SILVA.
- BENILZA OLIVEIRA SANTOS.
- TEREZINHA BRAZ DE ALMEIDA.
- EDNA MARIA VAZ DA SILVA.
SUPLENTES: 
- SUELY MEDEIROS DE SOUSA.
- CARLOS AUGUSTO FIGUEIREDO SANTANA.
- ISMAEL MARTINS DE SOUSA.
- SUELIA DA CUNHA SENA.
- VANUSIA GONÇALVES DA SILVA.

O Evento contou com a presença da Secretária Municipal de Assistência Social, Vereadora Fátima Camelo (PSDB); da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMUCAA), Manoel Messias Soares Silva; do vice-presidente da Câmara de Açailândia, Vereador Marcio Aníbal (SD), da Vereadora Diomar Freire (PRTB), da Secretária Municipal de Educação Professora, Maísa, da Presidente da Comissão Especial Professora Eulália Dias do Norte, do representante do Fórum DCA, Vagner Mesquita, do secretário de esportes, Glen Soares (Azeitona) entre Ex-conselheiros (as), autoridades municipais e membros da sociedade civil organizada que foram prestigiar a diplomação e posse das novas conselheiras.

A eleição direta dos conselheiros (as) tutelares aconteceu no último dia 04 quatro de outubro de 2015, pela primeira vez de forma unificada em todo território nacional e segundo a RESOLUÇÃO nº 07/2015 e nos termos dos artigos Art. 4º, IV, garante exercício no quadriênio 2016/2020.

Por Blog Folha de Cuxá 

(Veja as fotos abaixo)

by 07:35 0 comentários