O Partido Socialismo e Liberdade, Diretório Municipal de Açailândia no Maranhão, inicio no domingo 31/01, uma série de atividades com a juventude das regiões periféricas da cidade. Os principais objetivo é fomentar o debate sobre as politicas públicas voltadas para a juventude e fortalecer a organização do seguimento.

O primeiro encontro foi realizado na comunidade Piquiá, um distrito industrial onde a selvageria do capital adoece fortemente as pessoas e causa inúmeros problemas sociais principalmente para a juventude.

Nesta atividade além do debate das politicas públicas, que girou em tono de melhoria no transporte publico, e da necessidade de mais opções de educação superior, se debateu também a importância da juventude se organizar. Nesse debate foram apresentados as experiências das lutas de junho de 2013, no qual uma das manifestações em Açailândia reuniu cerca de 2 mil pessoas, quase todas jovens. E também foi apresentado o movimento Juntos!, como exemplo de um dos principais movimentos do seguimento existente no país. O debate da necessidade da organização da juventude foi conduzido pelo militante do Juntos! de Belém do Pará Heitor Moraes

Professor Milton Teixeira, pré candidato do PSOL à prefeitura da cidade, analisa que “essa série de atividades com a juventude ajuda a fortalecer nosso programa de governo para as eleições desse ano, e torna o programa ainda mais legitimo, uma vez que o mesmo está sendo construído pela própria juventude”. Milton Teixeira obteve quase 9% dos votos nas eleições de 2012, numa coligação com o PCB.
O encontro encerrou com um calendário de ações propostos pelos próprios jovens. Entre as ações está a retomada da luta por melhoria no transporte publica e redução da sua tarifa, que hoje é de R$ 3,50. Espaço para formação política também está entre as ações da juventude, no qual a temática principal será focado na luta de classe para o entendimento sobre esquerda e direita, como posições políticas.

Os debates com a juventude terão continuidade no próximo dia 21/02, e acontecerá no bairro Bom Jardim reunindo ainda jovens do Centro e de outro bairros circunvizinhos. A meta é de que antes da metade do ano, essa sequência de atividade seja finalizada com um encontro conjunto com jovens do campo e da cidade.

Sobre Açailândia

Açailândia é uma das principais cidades do interior do Maranhão, se alterna na posição 2 de maior economia do Estado com Imperatriz, que é a segunda maior cidade maranhense. Economistas e empresários do Maranhão, analisam que nos próximos anos Açailândia possa assumir definitivamente o posto da segunda economia devido a instalação de aciarias, que beneficiaram o minério de ferro vindo das minas da Vale no Pará.



by 22:47 0 comentários