A decisão atinge os eleitores que fizeram a biometria dos seus títulos após o prazo estipulado, dia 29 de fevereiro, como também, os eleitores que ainda não procuraram a justiça eleitoral em Açailândia para regularização dos seus títulos. O eleitor terá até o dia 04 maior para garantir a validade do seu título. Caso contrário não poderá votar nas eleições municipais deste ano.
A decisão do juiz eleitoral da 71ª Zona Eleitoral, Pedro Guimarães, de cancelar 13.988 títulos segue o procedimento de Revisão do Eleitorado do Município de Açailândia, com a implantação do Sistema Biométrico de identificação do eleitor, iniciado por determinação do Tribunal Superior Eleitoral, através da Resolução nº 23.335/2011 e regulamentada pela Resolução nº 8.734/2015 de 17 de setembro de 2015, do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão. Essa mesma decisão, seguindo o rito, deverá também ser tomada pelo juiz eleitoral da 98ª Eleitoral de Açailândia.

Regularização até o dia 04 de maio

Os eleitores que mesmo com atraso realizaram suas revisões biométricas constarão de uma lista de banco de erros, para posterior regularização e já possuem a garantia do direito ao voto nas eleições municipais deste ano. No entanto, os eleitores que não compareceram ainda aos postos de atendimento do TRE, em Açailândia, tem somente até o dia 04 de maio para efetuar a regularização, haja vista, já estarem com seus títulos cancelados e não poderão votar nas eleições municipais de 2016.

Conforme dados da Justiça Eleitoral de Açailândia, o Município hoje possui um eleitorado de 79.107 eleitores, e, destes, 63.181 já procuraram os postos de atendimentos e tiveram seus títulos regularizados, sendo 55.239 revisões, 3.149 a mais da meta que foi de 52.090 títulos revisados.

O número exato de eleitores que ainda se encontram com pendências junto a justiça eleitoral, ou seja, ainda não realizaram suas biometrias, chega a 15.926 eleitores.

Por Wilton Lima

by 12:38 0 comentários