Evento de inauguração ocorreu na tarde deste sábado (27), e contou com a presença do Governador Flávio Dino e secretários do Estado.
A tão esperada Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Açailândia, enfim foi inaugurada no último sábado (27), com a presença do Governador Flávio Dino (PCdoB) que estava acompanhado da primeira-dama do estado, Daniela Lima e dos Secretários de Estado: Cleyton Noleto (Infraestrutura) e Carlos Lula (Saúde).

O Deputado Estadual Marco Aurélio também prestigiou a inauguração como convidado do Governado Flávio Dino. Do governo municipal, a Secretária de Saúde Kerly Cardoso, o diretor geral da UPA, médico Jofre Ferreira e outros secretários.
A solenidade de inauguração teve início às 15h, mas, às 14h, uma grande quantidade de pessoas já tomava conta do espaço na expectativa de conhecer de perto a estrutura da mais nova Unidade de Saúde de Açailândia, isso porque a população já estava desacreditada que algum dia naquele espaço abandonado há anos pudesse haver algum benefício. Agora para os moradores a unidade de saúde já é realidade e vai trazer benefícios na área da saúde para toda a região.
A UPA de Açailândia oferecerá atendimento de Urgência Hospitalar 24 Horas, como: Complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde como as de urgência, disponibilizando as especialidades de clínica médica e pediátrica, exames de Raio-X, eletrocardiograma, eletroencefalograma entre outros atendimentos. Para o funcionamento da Unidade, o Governo contribuiu com 855 mil reais que foi destinado à compra dos equipamentos. Em contrapartida a prefeitura custeou a obra que estava paralisada há cerca de 04 anos.
Além de Açailândia a UPA vai atender aos moradores dos municípios de Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Cidelândia, Itinga do Maranhão, São Francisco do Brejão, São Pedro da Água Branca, e Vila Nova dos Martírios. A expectativa é que esta Unidade de Emergência alcance cerca de 289 mil pessoas dentre estes municípios que serão beneficiados.

A UPA recebeu o nome do médico Ubirajara Neres de Sousa, falecido no ano passado. Ele que foi um grande profissional na área da saúde e sempre prestou relevantes serviço de saúde à esta população. Ele dedicou parte de sua vida a cuidar da saúde dos açailândenses, tendo atuado na maternidade do povo, no Hospital Geral e na coordenação do programa da saúde familiar dentre outras importantes atuações em Açailândia e região. A justa homenagem foi uma iniciativa da prefeitura de Açailândia, sob indicação da Secretária de Saúde Kerly Cardoso.
O Governador Flávio Dino ressaltou a importância da parceria entre os governos para que a UPA se tornasse uma realidade. “Olhamos a UPA, vimos como estava e percebemos o anseio da população por esta unidade de saúde, a parceria entre Governo Federal, Estadual e Municipal fez com que fosse possível abrir as portas da UPA, parceria esta que foi muito importante, onde a Prefeitura Municipal fez sua parte e o Governo do Estado arcou com os equipamentos, agora o povo passa a ter um atendimento digno e humanizado”, afirmou Flávio Dino.

Já o Secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, destacou que a UPA de Açailândia é a maior do Estado. “É um local que vai mudar a cara da saúde de Açailândia. É praticamente um hospital, sendo a maior unidade de pronto atendimento do Maranhão”, concluiu.

A secretária municipal de saúde, Kerly Cardoso, destacou a parceria entre o Governo do Estado e Prefeitura Municipal. “A manutenção mensal de uma unidade de saúde dessas é muito alta. Não tinha como funcionar sem o apoio do Governo do Estado. Flávio Dino foi muito solícito com a população e logo se prontificou a mandar recursos para a equipagem e a manutenção. Só temos a agradecer a atenção do Governador”, finalizou.

by 06:39 0 comentários