No mês de agosto, moradores do bairro Piquiá de Baixo, Açailândia (MA), realizaram uma formação de lideranças comunitárias, com o tema “Organização Comunitária e Autogestão”. O encontro contou com a participação de 40 moradores, que se reuniram na sede do Clube de Mães, localizado na comunidade.

A formação tem como objetivo articular um grupo de moradores que possam acompanhar o desenvolvimento do projeto de reassentamento do bairro e ser referências dentro da comunidade para esclarecer dúvidas e mobilizar a população para contribuir com o esse processo.

A atividade teve início em 2015 e retornou este ano com o fomento do Fundo CASA. A formação é desenvolvida como um curso, compreendendo 4 h cada encontro, com a participação de líderes comunitários, por meio de aula expositiva, atividades em grupo, além de participação de debates e espaços dinâmicos de exposição de temas como organização Comunitária, Autogestão e Mobilização Comunitária. 
Essa formação faz parte do projeto Piquiá de Baixo Sustentável e é financiado pela Fundo Socioambiental Caixa, que repassa dinheiro para Fundo CASA, que por sua vez investe no campo pedagógico de formação comunitária, no qual o projeto de Piquiá de Baixo se encaixa. O objetivo é atender a comunidade possibilitando formação, informação e orientação no que se refere ao processo de reassentamento.

O próximo encontro de lideranças comunitárias está previsto para outubro. A ideia é que essa formação continue acontecendo durante todo o processo de reassentamento, sempre acrescentando pessoas novas, estimulando o surgimento de novas lideranças dentro bairro. 
Por: Mikaell Carvalho

by 21:50 0 comentários