Por ocasião de sua visita ao governador Paulo Câmara, de Pernambuco, o senador Roberto Rocha apresentou o projeto da Zona de Exportação do Maranhão – ZEMA, que tramita no senado, atraindo a atenção de investidores norte-americanos, que manifestaram o interesse em conhecer a capital maranhense.

A empresa Pantheon Tech LCC, cujo diretor executivo é Darren Sanford, desenvolve soluções para tratamento de águas residuais, projetos de limpeza de água dos lagos, rios, baías e cursos de água, entre outros. Atualmente, a Pantheon Tech trabalha no projeto “Smart City” (Cidade Inteligente), que consiste em transformar cidades com o suporte da internet em larga escala, como, por exemplo, fornecer internet sem fio por um raio de 9 quilômetros ou uma cidade inteira, via satélite, sem que seja necessária qualquer infraestrutura. A Pantheon Tech tem, como maior objetivo, fornecer suporte para desenvolver os mercados emergentes. 

Em São Luís, ciceroneado pelo senador Roberto Rocha, Darren Sanford visitou locais com concentração de água parada e de alto grau de poluição e presença de mosquitos. O primeiro ponto das visitas foi a Lagoa da Jansen, ocasião em que o especialista norte-americano fez uma demonstração com produtos cujo princípio básico é a nanotecnologia (estudo de manipulação da matéria), e aplicou, em uma amostra da água, um produto feito de componentes orgânicos (legumes) e nanotecnologia que deixou a água cristalina.

Outro local visitado pelo grupo foi a Rua da Vala, no Bairro da Liberdade, local em que o esgoto a céu aberto e a água parada atraem milhares de mosquitos. A demonstração de um produto que eliminou não só os mosquitos, mas as larvas, despertou a atenção de moradores e curiosos.

Já tendo demonstrado a experiência em outros estados brasileiros, Darren Sanford explicou que o Maranhão tem uma das maiores riquezas do mundo em abundância, sem dar valor a isso: a água. Alertou para o fato de que a criação da ZEMA dará, ao Maranhão, oportunidades de acesso a novas tecnologias em favor do estado, “a exemplo da recuperação de rios e lagos, o que também vai resultar na limpeza da orla marítima maranhense. E não podemos esquecer do outro aspecto importante, que é o desenvolvimento econômico, não só do Maranhão, mas, do país”, frisou Darren. 

Sobre a iniciativa em trazer os investidores para São Luís, o senador Roberto Rocha lembrou que é preciso ampliar a visão para o uso de modernas tecnologias: "alguns dos problemas sociais do Maranhão tem solução baseada em moderno uso tecnológico, já testado em outras áreas carentes do planeta. Temos que ter a mente aberta para buscar essas soluções, onde estiverem", afirmou.

by 22:48 0 comentários