O deputado Zé Inácio participou na quinta-feira (16) de um Debate com autoridades e dirigentes sindicais para discutir a Reforma da Previdência. O evento é promovido pela Federação dos Trabalhadores (a) Rurais Agricultores (as) Familiares do Estado do Maranhão (FETAEMA).

O Encontro com prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, deputados, secretários municipais da Agricultura e dirigentes tem o objetivo de realizar um amplo debate sobre a Reforma da Previdência Social, e avaliar os impactos que a atitude gerará para a conjuntura política atual e futura, além de políticas públicas voltadas para a agricultura familiar.

Durante o evento, o deputado destacou a importância de debater sobre a Reforma da Previdência. “Esse tema é de extrema importância, e já vem sendo, inclusive, debatido no âmbito legislativo. Precisamos debater ainda mais sobre o assunto, pois o Maranhão possui um grande número de agricultores familiares. Segundo o Censo Agropecuário, são quase 860 mil agricultores familiares”, afirmou.

Além disso, Zé Inácio também tratou sobre a luta contra a Reforma. “Considerando que a mudança proposta ocorra, uma pessoa que começa a labuta aos 16 anos terá que trabalhar mais 57 anos para se aposentar de maneira integral. Portanto, essa mudança se torna prejudicial, principalmente, para as famílias rurais, que iniciam o trabalho, muita das vezes, com menos de 16 anos. Essa Reforma também atinge as mulheres, que não tem sua jornada diária de trabalho respeitada, e agora terão que ter um tempo igual ao dos homens para a aposentadoria. Precisamos resistir e lutar para a reforma não passar!”, enfatizou.

Estiveram presentes na mesa de abertura, além do deputado Zé Inácio, o presidente da FETAEMA, Chico Miguel, a secretária de Mulheres da FETAEMA, Lígia Dayana, a presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), o presidente estadual da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), o deputado federal Zé Carlos, o deputado federal Weverton Rocha, o vereador Ivaldo Rodrigues, representando o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda, o representante da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais (Contag), Evandro Morelli, o vereador Honorato Fernandes, o deputado estadual Bira do Pindaré, o secretário de Estado da Agricultura, Adelmo Soares, e o vereador de Colinas, Antônio.

by 14:47 0 comentários