A pesquisa mensurou o nível de satisfação dos agricultores da Associação dos Produtores de Frango e Hortifrutigranjeiros de Açailândia, beneficiados pelo projeto DET Vila Ildemar.

“O ano de 2016 foi um ano de muito aprendizado, onde ganhamos mais fôlego com a presença do Sebrae aqui na associação. Só tenho o que agradecer. Para 2017 estamos com muitas expectativas”, relata João Rodrigues Costa, produtor rural, no município de Açailândia, no bairro Vila Ildemar.

João é um dos membros da Associação dos Produtores de Frango e Hortifrutigranjeiros de Açailândia, em Vila Ildemar, atendido pelo Sebrae por intermédio do projeto de Desenvolvimento Econômico Territorial (DET) Vila Ildemar, que desde 2016 realiza ações voltadas a agricultores desta associação comunitária, que atualmente conta com 120 associados.

Ao longo do ano de 2016, o Sebrae, por meio da regional de Açailândia, realizou palestras e consultorias junto aos associados. Dentre as palestras, uma foi voltada para o controle de pragas no cultivo de hortaliças. Nas consultorias, o foco foi para o cultivo e manejo correto das hortaliças e verduras. O Sebrae também realizou o 1°Encontro das Comunidades Empreendedoras, onde os associados puderam participar de palestras sobre empreendedorismo, planejamento e gestão.

Como forma de mensurar os resultados obtidos junto a associação no ano de 2016, o Sebrae realizou uma pesquisa de avaliação de resultados, cujo os dados foram recentemente apresentados aos associados em uma reunião realizada na sede da associação.
Para apresentar os resultados da pesquisa, o Sebrae reuniu recentemente cerca de 50 associados, além do secretário municipal de agricultura, Oscar Fernando de Oliveira, que aproveitou a oportunidade para demonstrar interesse em firmar parceria com Sebrae como forma de contribuir para o crescimento econômico e profissional nas comunidades.

Na ocasião, o gestor do projeto DET, Rodrigo Lucena, apresentou os dados da pesquisa e conceituou os pontos do questionário,

Aplicada em novembro de 2016, a pesquisa direcionou as perguntas no intuito de avaliar o nível de satisfação do cliente, constatando que 95% dos associados estão satisfeitos com a intervenção do Sebrae em seus negócios. Revelou ainda que 92% dos entrevistados obtiveram êxito no que diz respeito ao nível de aplicabilidade dos conceitos repassados pelo Sebrae em suas empresas.

Participaram da amostragem 81 empreendimentos, destes, 93% informaram que as suas expectativas em relação ao Sebrae foram atendidas e 97% recomendariam os serviços da instituição à outras pessoas.

Para Natália de Oliveira Viana, presidente da Associação dos Produtores de Frango e Hortifrutigranjeiros de Açailândia em Vila Ildemar, a presença do Sebrae foi de grande importância para a mudança na mentalidade dos associados.

“O Sebrae nos trouxe uma nova visão e os agricultores tem acreditado nesse apoio. Está sendo um grande desafio, mas que já tem gerado muitas conquistas. Estamos mantendo sempre o compromisso de trazer o melhor para os nossos associados", disse Viana.

Durante a reunião, a gerente regional do Sebrae em Açailândia, Rosilene Borges, reforçou a parceria e apresentou as ações disponíveis, dentre cursos e consultorias a serem aplicados esse ano com os associados.

“O projeto DET Vila Ildemar, será executado no período de quatro anos e em 2017 seguiremos com um leque de ações, dando apoio necessário para que os associados continuem obtendo êxito em sua atividade”, enfatizou Borges.

DET

O projeto de Desenvolvimento Econômico Territorial (DET) tem por objetivo dinamizar a economia da Vila Ildemar em Açailândia. Por intermédio de uma estratégia integrada de atendimento aos pequenos negócios e articulação de parcerias locais que estimulem o desenvolvimento dessa região urbana. O público alvo é formado por pequenos negócios existentes no bairro Vila Ildemar, representado prioritariamente por microempreendedor individual, microempresa, produtor rural, potenciais empresários e potenciais empreendedores. A Associação dos Produtores de Frango e Hortifrutigranjeiros de Açailândia em Vila Ildemar tem sido uma das beneficiadas com o atendimento do Sebrae por meio do projeto.

Fonte: Sebrae 

by 11:12 0 comentários