Atendimentos de saúde e cidadania pertinho de casa e acessível a milhares de pessoas nos municípios maranhenses. Essa é a proposta do programa ‘Caravana Governo de Todos’ que atenderá, nesta sexta-feira (21), a população de Açailândia. Os moradores desse município terão acesso a serviços de cidadania com emissão de documentos, assistência social, atividades culturais, esportivas e de lazer. Ainda na ocasião, representantes do Governo apresentam políticas públicas e discutem ações em rodas de conversas com as comunidades.
A iniciativa do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria de Comunicação e Articulação Política (Secap), foi intensificada para alcançar mais regiões em todo o estado. Nesta sexta-feira (21) será realizada, também, nos municípios de João Lisboa, Carolina, São João dos Patos e Santa Luzia, alcançando milhares de pessoas.

Entre os serviços mais procurados estão os atendimentos de saúde. As equipes de médicos, enfermeiros e auxiliares da Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizam exames, consultas, testes rápidos e atendem na prevenção e combate a doenças diversas como hepatites, febre amarela, hanseníase, hipertensão, diabetes, AIDS/HIV e outras. A caravana oferece, ainda, aferição de pressão e glicemia, avaliação, orientação nutricional, ações odontológicas, de nutrição e vacinação.

“O compromisso do governador Flávio Dino é levar serviços que atendam a todos, é estar próximo das pessoas. Com um trabalho transparente e dedicado, estamos avançando, a cada dia, trazendo melhorias e desenvolvimento para o Maranhão”, afirmou o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Simplício Araújo, que estará em Açailândia, representando o Governo do Estado, durante as ações da ‘Caravana Governo de Todos’.

A população vai poder usufruir serviços de cidadania nas ações do Instituto de Promoção e Defesa ao Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA), que vai atuar com a unidade móvel e os serviços do Viva. Na lista de ações, a emissão de documentos pessoais como RG, inscrição e consulta ao CPF, emissão de certidão de antecedentes criminais. Ainda, serviços do Balcão do Cidadão com emissão de boletim de ocorrências, consultas (NIT, PIS/Pasep, Bolsa Família), inscrições em concursos e outros serviços online. Orientações, também, aos consumidores e fornecedores, que poderão formalizar denúncias e reclamações, também somam no trabalho do Procon durante a caravana.

A caravana contempla famílias de produtores rurais nas ações da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Sagrima), que poderão ter acesso a pré-cadastramento em programas de Governo para o setor, como o ‘Mais Sementes’; solicitar a Declaração de Conformidade da Atividade Agrossilvipastoril (DCAA), documento que isenta do licenciamento as pequenas propriedades; entre outros serviços.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes) coordena um ciclo de atividades no evento, que inclui orientação e avaliação nutricional e informações sobre projetos de renda e cidadania às famílias beneficiárias do Bolsa Família e Bolsa Escola Estadual. Ações voltadas à juventude da região serão disponibilizadas a partir do cronograma da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv).

Nas rodas de debates sobre as Escutas Territoriais são esclarecidos temas referentes ao ‘Orçamento Participativo’. Um ciclo de atividades e serviços destinados ao público feminino, ações de saneamento básico e atividades esportivas e educativas também são oferecidas ao público por meio do ‘Caravana Governo de Todos’.

by 07:32 0 comentários