Em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa, nesta segunda (12), o deputado estadual Júnior Verde (PRB) destacou as reuniões que teve na semana passada com o presidente da CAEMA, Carlos Rogério, em busca de água e saneamento básico para os municípios maranhenses, principalmente os mais carentes, e São Luís, com a duplicação da adutora.

Na ocasião, o parlamentar solicitou a recuperação do sistema de distribuição de água de Sambaíba, que já foi objeto de Indicação; a construção de um poço artesiano no bairro Bela Vista, no mesmo município; e a implantação dos kits sanitários que fazem parte do Programa Mais IDH em Afonso Cunha.

Uma das visitas aconteceu com o prefeito de Sambaíba, Benedito Macedo Coutinho, conhecido por Benerru, que descreveu como a população convive com a falta de água. “Já tem o sistema construído, mas está inoperante, e falta ampliar, além de uma bomba que permita dar vazão. Nós fomos defender mais uma vez a necessidade de implantação desse sistema no município”, disse Júnior Verde.

O deputado citou ainda os 30 municípios maranhenses que fazem parte do Programa Mais IDH. “Faço referência, acompanhado inclusive na outra reunião, do prefeito de Afonso Cunha, o Arquimedes, que tem feito um grande trabalho naquele município, ao pedido de ampliação do sistema de abastecimento de água e a implantação dos kits sanitários”, informou. No encontro também estava presente o presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (FAMEM), Cleomar Tema.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que no Maranhão, 83,6% das residências não possuem banheiros ou sanitários de uso exclusivo. O Estado fica atrás somente do Piauí, com 85.8%. “Essa iniciativa dos kits sanitários é para fortalecer o saneamento básico no Maranhão. Então, precisamos transformar essa iniciativa no sentido de poder não só implantar os kits dos banheiros, melhorando esses indicadores sociais, mas também pensando na geração de emprego e renda para a implantação desses kits”, acrescentou.

by 22:32 0 comentários