A fé move montanhas, fortalece a alma, ameniza as angústias e aumenta a confiança dos integrantes dos grupos de Bumba boi que todo ano realizam atos religiosos, que ganharam a denominação de Batizados, com a finalidade de pedir a proteção divina para a que as brincadeiras transcorram clima de paz e alegria. Neste fim de semana, aconteceu o tradicional batizado do Boi da Maioba.

O evento foi realizado no Viva Maioba diante de milhares de brincantes. O presidente do Boi da Maioba, Zé Inaldo, agradeceu a presença dos brincantes e dos padrinhos, deputados Hildo Rocha (Federal) e Raimundo Cutrim (Estadual) e Dulce Ribeiro, a madrinha.
“Tivemos a honra de convidar o deputado federal Hildo Rocha. Por que o deputado Hildo Rocha? Para quem não sabe, Hildo Rocha é maiobeiro, se criou aqui na Maioba. A mãe dele era amiga da minha família, da minha mãe das minhas irmãs. O pai dele era amigo dos maiobeiros. Essa afinidade se manteve viva e cresceu de modo que o deputado Hildo Rocha está aqui conosco nos dando o prazer da sua participação”, destacou Zé Inaldo.

Ações em defesa da cultura popular maranhense
Talvez pela infância vivida na Maioba, o deputado Hildo Rocha tem se destacado pela defesa da cultura popular maranhense. Merecem destaque a criação do projeto de lei que concede a São Luis o título de Capital Nacional do Bumba meu boi. O PL 4.364/2016 foi aprovado por unanimidade nas comissões em que tramitou na Câmara, na Comissão de Cultura, na Comissão de Educação e na Comissão de Constituição e Justiça. Para que a ideia se materialize resta apenas a aprovação em duas comissões no Senado.
Também é louvável o trabalho de divulgação da cultura popular maranhense que Hildo Rocha vem realizando desde o primeiro ano de mandato parlamentar, por meio de Sessões Solenes em homenagem ao Bumba boi. Os eventos ganham repercussão e ultrapassam as fronteiras do país graças às transmissões realizadas pelos meios de comunicação da Câmara: Rádio; TV; Portal de Notícias e redes sociais.

by 17:05 0 comentários