A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul), instituída pelo governador Flávio Dino em outubro de 2016, está se consolidando por meio de várias ações de educação e pesquisa e a expansão do quadro de professores. Esta semana, foram realizados concursos públicos para docentes, com ofertas de vagas para os campi de Açailândia e Imperatriz. “Dividimos os concursos em blocos, para otimizar o trabalho e os esforços da Comissão de Concursos”, afirmou a reitora da UemaSul, Elizabeth Nunes Fernandes. Em 2017, o Governo do Estado autorizou a abertura de 30 vagas de concurso que se somaram às outras nove, herdadas durante a transição de Universidade Estadual do Maranhão (Uema) para UemaSul. Lançados em etapas, os concursos já contemplaram todos os campi e centros, e agora a expectativa é de fechar o primeiro ciclo ainda este ano. Foram realizados simultaneamente sete concursos. São seis vagas para o Centro de Ciências Humanas, Sociais, Tecnológicas e Letras – Campus Açailândia e uma vaga é destinada ao Centro de Ciências Exatas, Exatas, Naturais e Tecnológicas- CCENT – Campus Imperatriz. Inédita nas instituições públicas da região, a área de Educação da Matemática é um campo que busca trabalhar metodologias, estratégias e técnicas que facilitem o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes em relação à Matemática no processo de letramento dos alunos. Para o Vice-Reitor, Expedito Barroso, a oferta desta vaga representa um avanço e uma melhoria na qualificação dos estudantes e futuros profissionais das áreas de exatas, principalmente do curso de Matemática da UemaSul. “A oferta desta vaga é bastante significativa para instituição, principalmente por esse profissional ter um conhecimento que irá contribuir para a desmistificação da matemática, como uma ciência de difícil compreensão e aprendizagem. Um docente voltado para esta área, formando futuros professores que irão atuar na formação básica, com certeza teremos uma melhoria na educação da região”, afirmou.

Açailândia.

Para o Centro de Ciências Humanas, Sociais, Letras e Tecnológicas, no campus Açailândia, são seis vagas destinadas para as áreas de Administração de Empresas, Matemática Aplicada, Engenharia Civil, especificamente para Infraestrutura de Transporte, Geotecnia e Estrutura. E para Engenharia Elétrica, para as disciplinas de Instalação Elétrica, Prediais e Industriais. Em relação a Imperatriz, foram ofertadas nove vagas, sendo a última destinada ao CCENT, específica ao campo do Ensino da Matemática. Outros quatro concursos já foram realizados nesse campus. Com mais de 15 anos de existência, estes serão os primeiros professores efetivos, que poderão impulsionar o ensino, a pesquisa e a extensão. “Sabemos da grande contribuição ao longo desses anos por parte de todos os professores substitutos que passaram pela instituição, mas, sabemos que para fazer uma universidade de verdade, é preciso professores concursados, com os meios e possibilidades de desenvolver suas atividades acadêmicas”, avaliou a reitora Elizabeth Nunes Fernandes.

Outras vagas.

Até o final do ano, outro concurso deve ser realizado na UemaSul, para professor de LIBRAS, fechando assim o ciclo de 39 concursos. Em decorrência da vacância em algumas destas vagas, outros editais devem ser lançados, reabrindo as inscrições com novos pré-requisitos.

by 11:27 0 comentários